Make your own free website on Tripod.com
Netuno Revela Surpresas

                Desde que a Voyager 2 sobrevoou o as nuvens coloridas de Netuno, acabou revelando surpresas. O que se pensava de Netuno, que era um planeta calmo, sem grandes eventos naturais, foi substituído pelo fato de que Netuno, longe de ser tranquilo, é um planeta ativo dono de tempestades e ventos arrasadores. Por ser o oitavo planeta em  ordem de afastamento do sol, sabia-se muito pouco sobre ele, afinal é impossível vê-lo a olho nu. Situa-se a nada menos que 4,3 bilhões de quilômetros da terra e mesmo com o auxílio do mais  telescópio brasileiro, ele aparece como um minúsculo círculo de luz meio  azul, meio esverdeado, brilhando no céu. A voyager 2 depois de 12 anos viajando pelo Universo passou a 4850 quilometros de Netuno no dia 25 de agosto de 1989.
                Seu diâmetro é de 50.000 quilômetros. Possui oito luas, cinco anéis e uma camada de poeira. Está tão distante do sol, que sua temperatura fica oscilando em torno dos duzentos graus negativos. Está tão distante que desde que foi descoberto em 1846, ainda não completou uma volta em torno do sol. Seu movimento de translação dura 164 anos e 280 dias terrestres.

A descoberta de netuno:
                Desde o fim do sec. XVIII suspeitava-se que um corpo estranho estivesse alterando a trajetória de Urano, que era até então o planeta mais distante conhecido. Netuno guarda a honra de ter sido descoberto exclusivamente por cálculos matemáticos.
John Adams e Urbain Le Verrier descobriram, separadamente  que as alterações na órbita de Urano se devia a influência de um astro ainda mais afastado do sol. Foi no observatório de Berlim que Johann Galle, na noite de  23 de setembro de 1846 viu o planeta Netuno pela primeira vez. Uma de suas luas, Tritão foi vista um mês depois. E somente em 1949 foi descoberta outra, Nereida.  Estas duas receberam estes nomes em homenagens a figuras da mitologia marinha.

                Netuno tem um centro rochoso envolvido numa bola bola gigante de neve suja. essa capa é feita de água e metano. A atmosfera é feita de hidrogênio e hélio misturados com metano. Não possui superfície sólida. Quando algum meteoro cai na superfície de Netuno certamente não deixa crateras. As observações mostraram cinco anéis, que lembram incontáveis luazinhas geladas orbitando o planeta. As seis luas descobertas nesse mesmo ano tem entre 50 e 200 quilômetros de diâmetro, exceto a primeira chamada de 1989 N1, com 300 quilômetros, quase do tamanho de Nereida.Nereida está a um milhão de quilômetros de Netuno e por vezes se afasta até 9 milhões de quilômetros. Seu diâmetro é de 4 mil quilômetros.
Netuno possui muitos pontos escuros, que significam tempestades. Alguns furacões, possuem até 13 mil quilômetros de extensão, quse o diâmetro da terra inteira. Esse furacão dá uma volta completa em Netuno a cada 18 horas e 20 minutos. Ela é chamada de Grande mancha Escura.
                É possível que Netuno ainda não tenha se acomodado e por isso tenha tanta energia, porque ele está muito distante do sol pra receber dele tanta energia. A sonda registrou um forte ruído de rádio ao passar pela turbulência de gases e partículas que forma a magnetosfera do planeta. No lado escuro, ela captou imagens de aurora boreal nas regiões polares, este que é um fenômeno ocasionado por partículas eletricamente carregadas.
 
                Tritão despertou ainda mais interesse do que o próprio Netuno, pois ele é gelado e esculpido de duas formas distintas. Uma delas é bastante lisa, formada por campos brilhantes, como se tivessem sido envernizados por algum tipo de material vulcânico.  A outra é mais acidentada e apresenta montanhas, crateras e geleiras de metano e nitrogênio gelado. Nessa região existe pelo menos um vulcão ativo, de onde jorram jatos de gás pressurizado, com toda a probabilidade nitrogênio  e partículas  escuras.

Fonte: Cosmos - Carl Sagan