Make your own free website on Tripod.com
Nikita  Khruchtchev

            Nikita Sergeivitch Khruchtchev foi um estadista soviético. Ligou-se  ao Partido Comunista no ano de 1918. No ano seguinte,  foi estudar na Academia Industrial de Moscou. Em 1932, tornou-se secretáro do Comitê do Partido Comunista da União Soviética. Em 1934, foi indicado, para primeiro secretário do Partido Comunista Ucraniano e promovido por Stalin a membro efetivo de Politburo em 1939.
            Nove dias depois da morte de Stalin, em março de 1953, Nikita sucedeu a Georgi Malenkov como primeiro secretário do partido e passou a supervisionar a política externa da URSS. Em 1958, a 27 de março, tornou-se o primeiro líder soviético depois de Stalin, a acumular cargos de secretário do partido e presidente do conselho de ministros.
            Em 1961, no XXII Congresso do partido Comunista, apresentou um novo programa, condenou o Stalinismo e denunciando o grupo considerado antipartido, do qual faziam parte Viaschelav Molotov e Kliment Voroshilov, mais tarde reabilitado. Durante a guera fria, mostrou-se partidário da coexistência pacífica e das relações com as potências ocidentais. Foi acusado plea China de adotar uma política internacional contrária aos princípios lo marxismo-leninismo. Essas divergências foram se tornando graves, a ponto de fracassar as conversações sino-soviéticas realizadas em Moscou, em 1963.
            Em 1964, fez um discurso que atacava a política chinesa de  usar métodos imperialistas. No dia 15 de outubro foi afastado do governo e substituido por Leonid Brejnev e Aleksei Nikolaievitch Kossiguin.