Make your own free website on Tripod.com
Apolo

            É o deus do dia e do sol. Filho de Zeus e Leto, conduzia o carro do Sol, adorado como rei da luz do dia e da luz do entendimento. Era a representação da beleza, da verdade,  da inteligência e da harmonia. Devido a essas virtudes ficou conhecido como deus da música, da poesia, da medicina, da profecia e da caça. Nasceu na ilha de Delos, e logo após seu nascimento dirigiu-se a  terra setentrional e brilhante dos hiperbóreos, região da primavera eterna, sempre banhada de sol. Quando menino, eliminou a enorme serpente de Píton, nas proximidades de Parnasso, vitória da luz sobre as trevas, simbolizada em Apolo e na serpente.
            Para comemorar esse sucesso, instituiu os jogos píticos, competições de força. Obteve a ajuda de sua irmã, Ártemis quando resolveu matar os filhos de Níobe , que se vangloriava de ser superior a Leto. Foi expulso por Zeus do Olimpo quando matou os cíclopes, gigantes de um olho só. passou a ser músico do rei Admeto da Tessália. A musa Calíope deu-lhe um filho, Orfeu, que de todos os músicos era o que tocava com mais doçura.
            Seu outro filho, Faéton, desobedeceu-o e resolveu carregar o carro do sol ao invés do pai. Como não sabia, fez muito mal, deixou umas regiões da terra frias e desoladas, enquanto outras ficaram secas.