Make your own free website on Tripod.com
Tipos de memória
 

Nós possuímos vários tipos de memórias, entre eles estão os mais importantes:

            Memória Semântica é o tipo de memória que faz a associação entre um nome e um objeto.  Por exemplo,  é esse tipo de memória que o faz lembrar do que significa a palavra cadeira, e o inverso também, quando você olha para um objeto, você lembra o nome dele. Esse é o mesmo tipo de memória que relaciona uma pessoa ao seu nome.

            Memória de Operação :  é um tipo de memória automática, que não se esquece.  Por exemplo, andar de bicicleta, dirigir, etc. Uma particularidade dessa memória é que ela não bloqueia outro tipo de memória, você pode utilizar dois tipos ao mesmo tempo.  Um exemplo é que vcoê pode estar andando de bicicleta e conversando ao mesmo tempo.

           Memória de Prospecção:  é a memória utilizada para armazenar dados relativos à futuro, compromissos, etc.   Por ser uma memória muito frágil, existe um grande risco de esquecimento. Por isso, é aconselhável anotar  todos os compromissos futuros.

           Memória de Episódio : é um outro tipo de memória que não se esquece, relaciona-se muito com as emoções, como lembranças de fatos que de certa forma marcaram emocionalmente a vida de alguém.
Por exemplo, o primeiro beijo, o primeiro dia de escola, o dia do casamento, etc.

            Memória de Curto Prazo :  é aquela memória instantânea. Você memoriza algum fator que vai precisar em seguida, depois disso, ele é esquecido.   Um exemplo clássico disto: você está procurando o número de telefone de alguma loja para ligar em seguida, pouco depois de ter feito a ligação, você esquece o número e se não anotar , da próxima vez que precisar fazer a ligação, terá de procurar novamente.


 Dicas  para esquecer menos

            Durma bem : o sono é fundamental para manter a saúde do cérebro e fixar as informações.
            Coma bem :  uma boa alimentação faz o sangue fluir melhor, irrigando mais eficientemente o        cérebro.
            Repita:  repita sempre, em voz alta ou mentalmente, o que precisa ser lembrado.
            Emocione-se:  todos fatos, está comprovado, quando existe alguma tipo de emoção envolvida, dificilmente são esquecidos.
             Associe: faça associações com imagens, cores, cheiro, etc.  Como por exemplo, fica mais fácil lembrar de um importante capítulo de história se você tentar imaginar como se fosse um filme o fato a ser lembrado.
            Exercite-se:  exercite sua memória praticando atividades que exijam de sua concentração. Como por exemplo, leia um texto e tenta se lembrar o máximo possível dos detalhes, ou então leia um livro e conte para alguém o enredo.
             Atenção:  Preste atenção nos detalhes das informações que você recebeu, por exemplo,  detalhes dos fatos, da letra de quem escreveu, dos rostos, enfim, qualquer detalhe.