Make your own free website on Tripod.com
Evolução da vida

Há 3 bilhões de anos dá-se o início da vida:  os primeiros organismos unicelulares.

ERA ARCAICA -  Período Arqueozóico -  Há uns 650 milhões de anos, a vida a se modificar. Os organismos unicelulares passaram se tornar complexos e esses organismos unicelulares, passaram a formar complexos pluricelulares. Entre esses organismos mais antigos se encontram as medusas e espécies antigas de anelídeos, como por exemplo, a Dickinsonia e a Spriggina. Dessas espécies até hoje existem exemplares fossilizados que foram recolhidos no sul da Austrália.

ERA PALEOZÓICA (de 500 milhões de anos a 200 milhões de anos)
         - Período Cambriano - Nesse período muitos organismos se desenvolveram até apresentarem uma zona córneas, como conchas e esqueletos. Em criaturas como as esponjas tubulares, essas áreas se fossilizaram com mais rapidez ao contrário das espécies de corpo mole. Por isso elas serviram de base para o estudo da evolução. Os Trilobites tiveram tiveram as extremidades unidas e os olhos compostos. Dessa época também são os caracóis, branquiópodes com conchas e outros moluscos primitivos.
          - Período Ordoviciano - Os invertebrados marinhos se multiplicaram tanto que deram margem a uma variedade imensa de espécies diferentes: trilobitas, cefalópodes de corpo cônico e com tentáculos, amêijoas e escorpiões aquáticos de oito patas. Um dos predadores mais ferozes dese período foi o Pterygotus, dotado de grandes pinças
          - Período Silurano - Os peixes surgiram como os primeiros vertebrados.   Embora muitos não tivesse queixadas, como o  Petrygotus, outras espécies a desenvolveram muito bem, como a espécie Dinichthys.
          - Período Devoniano - O mundo aquático estava cheio de vida. Esse período é marcado pelo surgimento de uma tímida vegetação que gradualmente saiu da água e colonizou as costas, aproximando os invertebrados do litoral. Um dos primeiros a chegar foi o escorpião. Os vertebrados começaram a se arrastar fora da água há uns 350 milhões de anos de anos. O lchthyostega já pertence a um novo grupo de animais capaz de viver tanto fora como dentro de água. Os anfíbios dominaram a terra durante 100 milhões de anos.
           - Período Carbonífero - Os primeiros vertebrados terrestres,  os répteis,  representaram uma grande passo evolutivo porque suas escamas os protegia do ressecamento. Os anfíbios, ao contrário se viram obrigados a depositar seus ovos na água.
           - Período Permiano - Alguns imensos depósitos vegetais da época constituem hoje as nossas jazidas de carvão.

ERA MESOZÓICA - de 200 a 50 milhões de anos.
            - Período Triássico -  Datam dessa época o desenvolvimento de todos  grandes dinossauros conhecidos, que começaram a invadir a superfície terrestre e aqui reinaram durante 140 milhões  de anos.
            - Período  Jurássico - nessa época surgiram os primeiros pássaros desecendentes diretos dos répteis. Os  pterosáurios foram os maiores pássaros , com uma envergadura que chegou a abranger 12 metros.
            - Período Cretáceo - Nessa época os dinossauros ainda habitavam a terra. Mas não demoraria muito a se extinguirem., o que se deu entre 65 milhões e 50 milhões de anos atrás.

ERA CENOZÓICA - de 50 milhões de anos até o ano zero.
            - Período Terciário - Os mamíferos que se desenvolveram a partir dos répteis foram os primeiros animais de sangue quente. Possuíam uma pelagem que os protegia do frio e das variações climáticas. Dessa época se tem fósseis dos primeiros exemplares, entre eles:  o Oxyaena e  o Barylambda. A partir daí, também srgiram os primeiros rebanhos.
            - Período Quaternário - Período em que se desenvolveu os primatas superiores, marcados pela visão binocular, aumento da capacidade craniana. Desenvolveram a postura ereta até chegar ao homem  moderno que começoua existir entre 100 e 40 mil anos atrás.